quarta-feira, 18 de março de 2009

ATIVIDADE 3

QUE PRECONCEITOS AINDA CERCAM A TELEVISÃO IMPEDINDO UM TRABALHO MAIS EFETIVO ENTRE TV, ESCOLA E EDUCAÇÃO?



A televisão é vista como uma das responsáveis pela desestrutura dos lares, devido suas ideologias transmitidas, bem como o próprio fato de “roubar” os momentos de diálogo nas famílias.

Segundo Schemes(2004).De modo geral a TV, tem contribuído muito para as mudanças sociais, principalmente nos hábitos, costumes e valores da sociedade,acelerando assim a aceitação dessas mudanças, por meio das suas programações, comerciais e propagandas, são estabelecidos padrões de consumo, comportamentos, atitudes e valores que atuarão como modelos a serem seguidos principalmente pelas crianças e adolescentes.

Penso que o que tem impedido a TV de ser utilizada como um recurso tecnológico, é exatamente essa visão distorcida que se tem da televisão: ora é vista com ingênua e sem condições de educar; ora vista como uma vilã, que vem distorcer tudo o que foi ensinado pelos pais e professores. Sendo necessário, uma visão critica da parte dos educadores, que além de selecionar o que irão mostrar para as crianças, deverão ajudá-las a serem criticas com os próprios programas favoritos. Se os programas serão assistidos por elas com autorização ou não dos pais, é necessário, que desenvolvam ao menos uma visão crítica daquilo que assistem, e não se tornarem sujeitos passivos diante da tela.

Um comentário:

  1. Elaine, concordo plenamente com a sua colocação.A televisao teria mais aproveito à todos, se pais e educadores, dtivesse a preocupação de selecionar o que, (principalmente aos pequeninos),fosse de maior relevância.Mas muitos deixam a TV, como uma baba eletronica.
    Um grande abraço. SUZANA

    ResponderExcluir